A igreja e a secularização

By Wilson S. Bento

A igreja se tornou mundana? secular?

Seria isso possível?

Um dos relatos mais antigos a respeito deste pensamento está dentro do contexto da igreja primitiva quando encontramos em Marcos 10:35-45, Tiago e João aproximam-se de Jesus e lhe pedem que possam assentar cada um de um lado de Jesus lá na glória. A idéia de alcançar algum tipo de prestígio, ou de pompa já estava lá.

Mas afinal de contas qual é a base da estrutura da igreja?

Mateus16:16-18 “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo,…”

Mateus 4:19 – “vos farei pescadores de homens…”

Mateus 28:19 – “Ide fazei discípulos…”

Resumindo: Cristo é o cabeça da igreja e o Salvador do corpo (Efésios 5:23)

igreja = eclesia = assembléia

Quando Jesus disse: “edificarei a minha igreja…”, não estava criando uma nova palavra, ou um método inédito de formar um grupo de pessoas. Ele estava criando uma assembléia, que teria algumas características especiais e que Ele determinou que seria SUA, a assembléia de Cristo, o corpo de Cristo.

Existem muitas assembléias (eclesias), religiosas ou não. Porém a eclesia de Jesus é uma que é formada por pessoas que Ele mesmo escolhe, pessoas que vivem um estilo de vida baseado nas palavras de Jesus (João 15:10).

Os membros da eclesia de Jesus, que somos nós os salvos,  são os representantes do Reino dos Céus, e a principal tarefa dos membros é proclamar as virtudes de Cristo, que é quem os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz (IPedro 2:9).

Conforme IICoríntios 5:20 somos embaixadores de Cristo, o que prova que não há nenhuma relação entre a igreja e a religião, como a conhecemos hoje, simplesmente representamos um reino, o Reino de Deus, tendo Jesus como nossa cabeça.

Sendo a igreja o corpo de Cristo, como podemos atribuir a ela a secularização?, a corrupção? A Igreja do Senhor Jesus permanece imaculada e perfeitamente pronta para o dia da volta do seu Senhor.

O que se corrompeu? A instituição visível auto-denominada igreja. São 3 os aspectos mais perceptíveis da corrupção dessa igreja (assembléia) corrompida, que hoje não é formada, exclisivamente, pelos salvos em Cristo Jesus, por esses aspectos muitos decidiram cair:

1. Poder político

2. Riquezas deste mundo

3. Domínio sobre a vida das pessoas

Mais aspectos da verdadeira igreja?

1. É representante do Reino (IICoríntios 5:20)

2. É a expressão da essência do Evangelho (Mateus 22:36-40)

3. É uma igreja que se move (Mateus 28:18-20)

Anúncios

About this entry